top of page

A febre dos fast-foods

  • Nicole Almeida
  • 23 de mai. de 2017
  • 2 min de leitura

Quando pensamos em hábitos alimentares brasileiros, logo vem em nossa cabeça o arroz, feijão e churrasco. Costumamos encontrar esses pratos típicos em qualquer região do Brasil.


Entretanto, os brasileiros estão entre os maiores consumidores de fast-food do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, Japão e China.


Campinas é uma metrópole , e fez com que essas redes de comida rápida se instalassem, sendo possível encontrar diversos estabelecimentos em toda dimensão da cidade, como Subway, Burguer King, McDonald’s, KFC, Giraffas, Bob's, Pizza Hut, entre outros.


Os fast-foods demandam agilidade no preparo e no consumo, onde os alimentos devem ser preparados e vendidos em pouco tempo. Tudo é analisado para a produção ser mais rápida, desde as cozinhas até o ambiente de consumo. Nisso conseguimos ver a padronização, mecanização e a rapidez desse sistema.


O sistema fast-food é facilmente comparado às redes de alimentação, mas também pode ser encontrado em alguns restaurantes. Algumas lanchonetes desse tipo de serviço conquistaram o mundo a partir de 1970, tornando-se um dos mais famosos símbolos do capitalismo durante a Guerra Fria e nos dias atuais.


Os americanos comem, em média, três hambúrgueres por dia. O que faz 40% das mulheres e 35% dos homens americanos serem obesos, segundo os Centros para Controle e Prevenção de Doenças (CDC). O Brasil não fica longe disso. O Ministério da Saúde revelou recentemente que quase metade da população brasileira está acima do peso.


Normalmente, os ingredientes e acompanhamentos desse tipo de alimentação são muito calóricos, ricos em gordura, com pouca fibra e excesso de sódio. Portanto, seu consumo em excesso pode desencadear diversas doenças.


Enquanto uma fatia de pizza sabor quatro queijos tem 380 calorias e uma taça de sundae tem 295, uma maçã tem apenas 50 calorias. É possível optar por refeições mais saudáveis quando for a um restaurante fast-food, escolhendo uma salada com grelhado e um suco, substituindo as batatas-fritas e o refrigerante, evitando problemas futuros de saúde.




Comments


Tags
bottom of page