top of page

Empreendedorismo em meio à crise

  • Beatriz Bittencourt
  • 11 de jun. de 2017
  • 2 min de leitura

A falta de emprego e a crise econômica em que o Brasil se encontra, fez com que muitas pessoas procurassem alternativas diferentes para conseguir ter uma renda maior.

É o exemplo de Luiz Quinderé, estudante do Rio de Janeiro, que aos 15 anos levava brownies como lanche para a escola. O sucesso começou entre seus amigos, que disputavam pedaços dessa guloseima e acabaram por encorajá-lo a vender esses bolinhos. Na época, a receita era de Vânia Maria Filgueiras, quem fazia esses doces, e contava com a ajuda de Luiz.

Luiz obteve tanto sucesso, na escola, em seguida na faculdade, que sentiu a necessidade de contratar funcionários, alugar uma cozinha industrial e expandir seu comércio. Hoje em dia, esses brownies são conhecidos como “Brownie do Luiz” e são vendidos em todo o Brasil.

Assim como Luiz, as alunas de Jornalismo da PUC-Campinas, Nicolle Januzzi e Lorena Curtolo começaram seu empreendedorismo vendendo brigadeiros dentro da Universidade. Elas iniciaram o negocio há alguns meses e com a repercussão que tiveram, já recebem encomendas de fora da faculdade.

A ideia surgiu de Lorena, que já havia vendido doces anteriormente na escola onde estudava. Elas contam que a única dificuldade que enfrentaram no início do comércio, foi atingir o ponto certo dos brigadeiros, mas a venda em si foi um sucesso.

Os brigadeiros são vendidos á 2 reais e 50 centavos, nos sabores churros, Óreo, Ovomaltine, tradicional, ninho com nutella e bicho de pé. O lucro é dividido entre as duas e segundo elas, compensam tanto o trabalho quanto os gastos.

Além delas, existem outros alunos na Universidade que também vendem seus produtos, como tortinhas, sanduíches naturais, trufas, entre outros. Antes de qualquer coisa, é importante verificar se a coordenação ou a diretoria da escola ou faculdade autorizam a venda desses alimentos.


Comments


Tags
bottom of page